sábado, 10 de abril de 2010

Regulamento do Campeonato de – GTs & Protótipos 2010

ASSOCIAÇÃO DOS DESPORTOS MOTORIZADOS DE LUANDA
APDML

CAMPEONATO PROVINCIAL DE VELOCIDADE
2010

Regulamento do Campeonato Provincial de Velocidade 2010 –

1. Introdução
1.1. O Regulamento do Troféu Nacional de Velocidade – GTs & Protótipos é um conjunto de regras e procedimentos estabelecidos pela APDML, baseado nos regulamentos gerais da FIA e adaptados aos procedimentos particulares de Angola.
1.2. Em conformidade com o presente regulamento é estabelecido um Campeonato que abrangerá a província Luanda, que será designado como Campeonato Provincial de Velocidade, GP.
1.3. O Campeonato será integrado por viaturas de características livres e distribuídas como descrito no # 2, com a seguinte nomenclatura:

2 Distribuição das viaturas
2.1 Prototipos

Classe A – Veículos construídos exclusivamente para competição e protótipos, com chassis tubulares ou monovolume, fechados, ou com silhueta de automóveis de Turismo (com rodas cobertas).
GT’s

Classe B - Viaturas derivadas de turismos de produção corrente, equipados com motores atmosféricos ou equipados com motores sobrealimentados (por turbo-compressor ou compressor volumétrico) c/ cilindrada superior a 2000cc.


2.4 Será feita uma homologação antes do início do Campeonato e, se necessário, proceder-se-á a ajustamentos ao longo da época, se assim for entendido.
2.5 Será criado um grupo independente para a avaliação das viaturas e consequente inserção nos respectivos grupos.
2.6 O Grupo Independente para enquadramento das viaturas será constituído pelo Conselho Disciplinar das APDML.

3 Inscrições
3.1 Todos os participantes deverão estar obrigatoriamente munidos da respectiva Licença, de Concorrente ou Piloto de Velocidade, emitida pela Associação, independentemente de outras autorizações que possam vir a ser exigidas pelo Regulamento Particular de cada prova.
3.2 O Boletim de Inscrição será distribuído antes de cada prova com tempo determinado, ou no dia da prova se assim for entendido.
3.3 Com a inscrição, o piloto tem acesso ao Regulamento Particular e a todos os benefícios e prémios constantes do Programa. A Organização obriga-se a informar o piloto de todas as regalias e obrigações constantes do Regulamento Particular.
3.4 Com a inscrição, o piloto terá direito aos prémios de classificação e presença constantes no Regulamento Particular.
3.5 A Organização da prova reserva-se o direito de recusar a inscrição a qualquer piloto que não reuna os requisitos exigidos pelo Regulamento Particular e pelo regulamento de GP.
3.6 Os pilotos são livres de utilizar as viaturas inscritas no Campeonato em outros eventos, desde que estes estejam autorizados pela APDML ou qualquer Associação.

4 Atribuição de numeros de corrida
4.2 Os números serão atribuídos conforme a classificação do ano anterior. Terá prioridade na escolha o piloto melhor classificado no campeonato anterior. É obrigatória a sua exibição de forma bem visível para a cronometragem.
4.3 O número 1 (um) é por direito, do vencedor do campeonato do ano anterior, a não ser que o mesmo não o queira, terá prioridade na escolha de um número. E se assim for, não será usado por nenhum outro piloto.

5 Tipo e distância da corrida
5.1 As Jornadas terão a seguinte configuração:
5.1.1 As mangas singulares
• De velocidade
Resistência
5.1.2 As mangas duplas
• De velocidade

6 Horário
O horário de cada prova deverá obrigatoriamente constar do respectivo Regulamento Particular.

7 Verificações Técnicas
7.2 Sendo um Campeonato extremamente liberal, as verificações serão restritas e baseadas principalmente no Regulamento Particular de prova.
7.3 Serão feitas algumas observações sobre o enquadramento nas Classes e verificações inerentes aos mesmos.


8 Treinos
8.2 A Organização de cada corrida deverá prever obrigatoriamente a realização de uma sessão de treinos livres com a duração mínima de 30 minutos.
8.3 A Organização de cada corrida deverá prever obrigatoriamente a realização de duas sessões de treinos cronometrados com a duração mínima de 30 minutos.

8.4 Aquecimento – A Organização de cada corrida poderá prever no horário da prova, tempo disponível de forma a facultar um período de 15 minutos para aquecimento e afinações finais, antes da corrida.

9 Briefing
9.2 Será prevista a realização de um Briefing sempre que se verificar existirem assuntos a esclarecer ou novos procedimentos a cumprir e deverá ter lugar entre o final dos treinos cronometrados e o início das corridas.
9.3 A presença no Briefing é obrigatória, sob pena das sanções constantes no Regulamento Particular da prova.

10 Pontuações
10.2 Para efeitos de classificação final do Troféu Nacional, serão consideradas todas as pontuações alcançadas.
10.3 Serão classificadas todas as viaturas constantes de cada Classe, independentemente da quantidade de viaturas participantes em cada uma delas.
10.4 Os pontos serão atribuídos por cada corrida, por cada Classe.

10.5 A pontuação é a seguinte:

Geral Classes
1º Classificado 25
2º Classificado 20
3º Classificado 16
4º Classificado 13
5º Classificado 11
6º Classificado 10
7º Classificado 9
8º Classificado 8
9º Classificado 7
10ºClassificado 6
11ºClassificado 5
12ºClassificado 4
13ºClassificado 3
14ºClassificado 2
15ºClassificado 1

10.6 Definição de Campeão
10.6.1 Haverá um Campeão por classe, será o piloto com o maior número de pontos.
10.6.2 Em caso de empate serão aplicados os seguintes factores de desempate:
10.6.2.1 O maior número de vitórias em cada Classe.
10.6.2.2 O maior número de segundos lugares e assim sucessivamente.

11 Licenças
11.1 Serão emitidas licenças desportivas que autorizarão os pilotos a competir no Campeonato e outras provas organizadas pelas Associações.
11.2 Necessária a apresentação de Licença ou outra credêncial pelos pilotos não inscritos na APDML.
11.3 Para obtenção da licença será necessário apresentar uma ficha de inscrição, 2 fotos e atestado médico (haverá convénio com uma das clínicas da cidade, afim de se padronizar a documentação).
11.4 A Licença Desportiva terá um custo a ser posteriormente indicado e cobrirá os seguintes direitos:
11.4.1 Direito a participar nos eventos que fazem parte do programa das Associações para 2010 (Não exclui qualquer taxa de inscrição que por ventura seja cobrada pelos organizadores dos eventos desportivos).
11.4.2 Livre-trânsitos para toda a época de GP (número de 6, incluindo o piloto).
11.4.3 Outras regalias angariadas pela Associação e postas á disposição dos associados.
11.5 A Associação regerá a emissão das Credenciais, bem como das receitas provenientes das acções a realizar e aprovadas

12 Prémios
12.1 Os prémios serão atribuídos segundo o critério previsto no Regulamento Particular.
12.2 No final do Campeonato será realizada uma cerimónia onde a Associação fará a entrega de prémios aos 3 primeiros classificados de cada Classe. Outros prémios poderão ser oferecidos de acordo com os patrocínios que possam entretanto vir a ser captados.

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